Procedimentos para Exames

Exame de sangue x jejum:

Nem todos os exames de sangue necessitam estar em jejum, embora ele seja indispensável em algumas análises como dosagens de
triglicerídeos e glicose. O tempo do jejum varia de acordo com o exame.  Pode-se beber água, mas com moderação, pois o excesso
interfere nos exames de urina.

Exame de sangue x horário da coleta:

Nem todos os exames precisam ser coletados pela manhã. Desde que obedeça ao tempo de jejum estipulado, alguns exames podem ser colhidos à tarde.

Exame de sangue x exercício físico:

Alguns exames podem ter seus valores alterados pelo esforço físico. É sempre bom lembrar que os exames laboratoriais são padronizados para realização em condições ideais, bem denidas. São as chamadas condições basais. Consequentemente, testes realizados após esforços físicos terão eventualmente valores diferentes dos quais você possui.

Exame de sangue x medicamentos:

São muitos os medicamentos que interferem nos exames laboratoriais. Portanto, quaisquer que sejam os remédios que você esteja
ingerindo, avise o atendente antes do exame. Por exemplo, todos os medicamentos que contêm ácido acetilsalicílico (aas ®, buferin ®, doril ®, melhoral ®, aspirina ®, etc.) interferem nos exames de coagulação.

Exame de sangue x fumo e álcool:

O correto é não fumar no dia da coleta e car sem ingerir qualquer bebida alcóolica nos 3 dias que antecedem o exame. Isso porque, no caso de ingestão de álcool na véspera do exame, alterações como aumento dos triglicerídeos podem falsear um resultado.

Exames laboratoriais x menstruação:

A menstruação interfere nos exames como, por exemplo, no exame de urina. Por isso, o ideal é fazê-lo fora do período menstrual. Em casos de urgência, pode-se colher a urina tomando dois cuidados: assepsia na hora da coleta e uso do tampão vaginal, para o sangue menstrual não se misturar à urina.

Exame de urina x coleta:

A urina coletada deve ser preferencialmente a primeira da manhã. Caso isso não ocorra, o ideal é permanecer 3 a 4 horas sem urinar, para depois realizar a coleta. Recomenda-se higiene adequada, desprezar o primeiro jato, colhendo o material do jato intermediário. Levar imediatamente ao laboratório. Se não for possível, refrigerar por, no máximo, 2 horas.

Coleta de sangue x hematoma:

Em alguns casos, pode ocorrer o aparecimento de uma mancha roxa – hematoma – no local da punção. Isso pode acontecer com pessoas com veias nas e/ou profundas, que estão utilizando certos medicamentos ou até por uma falta de compressão no local da punção. O ideal, neste casos, é a aplicação de gelo no local por aproximadamente 15 minutos. Essa aplicação pode ser feita 3 vezes ao dia e se mostra útil até 48 horas após o aparecimento do hematoma.

A água "quebra" o jejum ?

Não, porém convém tomá-la com moderação para que o seu excesso não interra nos exames de urina.